Mulheres no MF #04 – Adena Friedman


Adena Friedman é hoje a presidente e CEO da NASDAQ, cargo que ocupa desde 2017 e a coloca em uma das posições de maior destaque dentro do universo corporativo. Além de seus mais de 20 anos de experiência em cargos de liderança, Friedman é também um dos nomes de maior peso nas transformações estratégicas que fizeram da Nasdaq o mercado de ações com a segunda maior capitalização de mercado (o chamado “market cap”) do mundo, além de uma instituição que se torna referência internacional em tecnologia.

 

Seu primeiro contato com a Nasdaq foi em 1993, como estagiária, onde construiu por mais de 10 anos uma carreira robusta como peça-chave do time de gestão e atuou em Corporate Strategy, Data Product Business e, finalmente, como CFO. Após 3 anos como CFO e Diretora do Carlyle Group – um dos maiores fundos de Private Equity do mundo – Friedman voltou à Nasdaq como COO (Chief Operating Officer) e, ao fim de 2016, foi nomeada CEO.

 

Graduada em Ciências Políticas pela Williams College, Massachusetts, e MBA pela Owen Graduate School of Management, Friedman é a primeira mulher a liderar a Nasdaq e diz que parte de sua missão é criar oportunidades para que mais mulheres tenham sucesso nas finanças. Como CEO, participou da implementação do “Parity Pledge” na Nasdaq, um comitê que garante que mais mulheres participem dos processos seletivos para todos os cargos sêniores da organização e é categórica: “precisamos de mais mulheres no mercado financeiro”.

 

Contudo, Friedman diz que o desafio é maior do que apenas exigir a participação de mulheres em processos seletivos para cargos elevados. Para a CEO, ainda há poucas mulheres que se interessam por vagas em Finanças e Tecnologia, e este problema deve ser tratado buscando estimular mais o interesse de mulheres pelo mercado financeiro e pelas indústrias tech desde jovens.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *