Economista de formação e Forbes Under 30, Betina Roxo é a atual economista-chefe da corretora Rico e primeira mulher a ocupar o posto. Nascida em São José dos Campos, acabou se descobrindo durante seu percurso e mudando de ideia sobre o curso de graduação; de engenharia, à administração, até economia no Insper. Sua trajetória profissional foi fortemente marcada por experiências em Equity Research, onde esteve como estagiária no banco HSBC em 2013 e, posteriormente, como analista no Bank of America, em 2014. Betina também obteve experiência na área de planejamento comercial na Stone pagamentos em 2017, retornando para a área de Research em 2018, dessa vez, na XP Investimentos, onde ficou até 2020.
Betina compõe o grupo MLHR3, o coletivo feminino da XP, juntamente com outras especialistas e lideranças femininas. Trata-se de uma dentre diversas ações para redução das desigualdades de oportunidades entre gêneros e apoiar a presença feminina no mercado financeiro. A economista participou de um momento histórico, quando a XP se tornou a primeira empresa brasileira a assumir como meta mulheres ocuparem 50% do quadro de funcionários.
Sua vontade de democratizar o entendimento pelo mercado financeiro é um dos motores de suas redes sociais. Atualmente, seu perfil no instagram conta com mais de 90 mil seguidores. De forma madura, descontraída e muito didática, a economista aborda assuntos sobre o mercado, diversificação de investimentos e, não menos importante, diversos hobbies pessoais que possui, como costura e tênis.
Em sua entrevista à Forbes, comentou: “Tem duas coisas que brilham meus olhos nesse trabalho: desmistificar o mercado financeiro e poder ajudar na representatividade das mulheres”. Betina é uma inspiração para nós, mulheres do mercado financeiro, mostrando que é possível ascender neste ambiente extremamente masculinizado e pouco diversificado, sem perder suas peculiaridades pessoais.
Fontes
https://vainvestir.com.br/7-mulheres-de-destaque-no-mercado-financeiro/