Lara Lemann


Co-fundadora e sócia da Maya Capital, Lara Lemann é uma mulher que aposta na inovação tecnológica e desenvolvimento de novos talentos, começando ainda jovem a sua carreira, investindo em Startups de early stage.

Lemann é formada em  direitos humanos e ciências políticas pela Universidade de Columbia (NY), após os anos de estudo no exterior, voltou para o Brasil com o objetivo de tentar catalisar mudanças positivas no setor público, por essa razão, iniciou sua carreira no Ministério da Educação, em Brasília, onde começou a enxergar uma grande necessidade de mudança no cenário do empreendedorismo feminino brasileiro. Motivada a causar um impacto no mercado financeiro, passou um período como treinee da Ambev e saiu para se aproximar do setor de inovação como investidora-anjo em 6 startups, como o Dr. Consulta.

Foi à procura de bons investimentos que Lemann conheceu sua sócia, Mônica Saggioro, e juntas descobriram um gap nas startups de early stage da américa latina, e então, fundaram o fundo de venture capital Maya Capital,  que, desde a sua criação em 2018, captou US$41 milhões para investimentos em startups e aplicou recursos em 27 companhias. A investidora afirma que a crise causada pela covid-19 trouxe oportunidades para o mercado tecnológico: “O interesse ficou ainda maior neste momento de digitalização como nunca se viu antes na América Latina. É uma região emergente e apresenta um grande potencial na visão dos family offices” – afirma Lemann.

Ter um fundo liderado por duas mulheres em um mercado predominantemente masculino não foi fácil, superando os desafios e querendo promover o empreendedorismo feminino, Lemann pensa cada vez mais na necessidade de inserção de mais mulheres empreendedoras no mercado, e é por isso que 40% das empresas que o Maya Capital investe, possui pelo menos uma mulher entre os sócios. Ademais, a investidora vê a necessidade de diversificar mais, colocando em foco a raça, cultura e diversos outros fatores socioeconômicos. Além disso, fundou o Female Force, uma plataforma de mentorias que qualquer empreendedora podem ter acesso a um time de especialistas em startups, como Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), Camila Achutti (Mastertech) e Fernanda Caloi (Google). a investidora vê a necessidade de diversificar ainda mais, colocando em foco a raça, cultura e diversos outros fatores socioeconômicos. 

Agora com um fundo capaz de transformar milhares de vidas investindo em negócios que podem solucionar os maiores problemas da américa latina, Lemann não pretende parar até conseguir dar palco ao máximo de empreendedores promissores. 

 

Referências:

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/06/precisamos-de-empreendedores-obcecados-por-resolver-problemas-diz-a-investidora-lara-lemann.shtml. Acesso em 10/10/2021

https://exame.com/pme/conheca-o-fundo-maya-capital-de-lara-lemann-que-captou-novos-us-15-mi/. Acesso em 10/10/2021

https://www.likeaboss.com.br/episodios/lara-lemann-maya-capital/. Acesso em 12/10/2021

https://www.infomoney.com.br/negocios/maya-capital-fundo-de-lara-lemann-capta-mais-us-15-milhoes-para-investir-em-startups/ . Acesso em 14/10/2021

https://femaleforcelatam.com/lara-lemann/. Acesso em 14/10/2021


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *