Maria Silvia Bastos Marques, atual CEO e presidente do Goldman Sachs Brasil, é graduada em administração pública, com mestrado e doutorado em ciências econômicas pela FGV. Foi pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) e professora de economia na PUC-RJ.
Primeira e única mulher a ocupar a presidência da CSN, a maior siderúrgica integrada da América Latina, tonou-se conhecida no mercado como “Dama de aço”, em referência ao cargo. Além disso, foi convidada para presidir a Petrobras, entretanto recusou, mas passou a ser integrante do conselho de administração da estatal. Trabalhou no Ministério da Economia no governo Collor e tonou-se secretária municipal da Fazenda no Município do Rio de janeiro (1993-1996), onde ficou conhecida como a mulher de um bilhão de dólares, sendo este o valor deixado no caixa do município após sua saída. Antes de se tornar CEO do Goldman, era presidente do BNDES.
Em uma entrevista, afirmou que homens e mulheres são diferentes na forma de gerir os negócios: “E por isso é importante buscar a diversidade. Diferentes formas de encarar um mesmo problema. Diferentes habilidades para resolver uma mesma questão”.