Mulheres no MF #08 – Silvina Pozzolo


Formada em Administração na Universidade de Buenos Aires, Silvina Pozzolo é, atualmente, Managing Director de operações do Corporate and Investment Bank (CIB) e Chief Administrative Officer (CAO) do JP Morgan. Apesar de trabalhar no escritório em São Paulo, suas funções são voltadas para toda a América Latina.

A área de Corporate and Investment Bank oferece uma ampla gama de produtos e serviços para empresas e instituições financeiras, também cuidando desde a gestão de caixa, empréstimos, serviço de câmbio até mesmo de derivativos e produtos estruturados. Além disso, atua em parceria com o Investiment Banking para oferecer estratégias de assessoria em fusões e aquisições, reestruturação financeira, distribuição de ações e dívida no mercado de capitais e venda de ativos.

Silvina iniciou sua carreira no mercado financeiro desde a faculdade, tendo seu primeiro emprego no BNL (Banca Nazionale del Lavoro), banco italiano subsidiário do BNP Paribas desde 2006. Depois de um ano foi transferida para trabalhar como assistente de contas do PyME, analisando pastas para conceder empréstimos ou linha de créditos à pequenas e médias empresas. Após 3 anos no BNL, começou a trabalhar no JPM e está na instituição há mais de 25 anos.

Desde 2014 Silvina Pozzolo faz parte do movimento Women on the Move, um projeto criado pelo JP Morgan que busca oferecer oportunidade de sucesso pessoal e profissional para mulheres, promovendo seu crescimento e o incentivo à entrada no mercado financeiro com a organização do evento Girls on the Move, focado em estudantes de Universidades.

Em uma entrevista, Silvina deu um conselho para quem está começando no mercado financeiro:

“Hoje, o setor financeiro é muito diferente do que era quando comecei a viajar. Apenas pense que no BNL, no início dos anos 90, tínhamos um único computador que compartilhamos entre 20 analistas! Acredito que, com as novas tecnologias e a proliferação de novas plataformas e fintechs digitais, há muito mais opções no setor financeiro. Da mesma forma, o conselho permanece o mesmo: fique atualizado o tempo todo, faça o seu melhor, saiba ouvir, fique curioso para querer entender o processo de ponta a ponta, inovar, estar disponível para desafios, assumir riscos, mas também dar-se o devido tempo, para o que se gosta; Se não tivermos tempo para fazer o que gostamos, nunca podemos fazer o nosso melhor no trabalho.” Pozzolo, Silvina.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *