Mulheres no MF #13 – Geraldine Weiss


Geraldine Weiss, conhecida como “a grande dama dos investimentos” nasceu em março de 1926 em São Francisco, sendo uma das primeiras mulheres a ter reconhecimento no mercado financeiro. Após o ensino médio estudou Negócios e Finanças na Universidade da Califórnia, demonstrando maior interesse na área de investimentos. Entretanto, como a participação de mulheres nesse setor ainda não era aceita, Weiss foi recusada em todas suas tentativas, recebendo apenas propostas para trabalhar como secretária.

Porém, isso não foi o suficiente para fazê-la desistir. Em 1966, fundou seu próprio boletim informativo, o Investment Quality Trends (IQT), o qual presidiu até 2002, tornando-se a primeira mulher a iniciar um serviço de consultoria de investimento. Inicialmente, insegura com a imagem que isso poderia acarretar para a firma, Weiss optou por permanecer no anonimato, sendo reconhecida apenas após o grande sucesso obtido pela Newsletter, tornando-se uma especialista popular e comentando sobre investimentos em revistas e jornais famosos, como o Fortune e o The Wall Street Journal.

Além do IQT, Weiss também escreveu livros como “Dividends don’t lie: finding value in blue chips stocks”, no qual explica sobre suas táticas de investimento, reconhecidas até hoje, e “The dividend connection”. A autora também participou como educadora em diversos workshops e seminários sobre investimentos ao redor dos Estados Unidos. Seu pioneirismo e proeminência no assunto exerceram enorme influência na desconstrução do estereótipo femino da época (uma vez que as mulheres eram, por essência, excluídas do mercado financeiro); por esse motivo, Weiss acabou se tornando fonte de inspiração e incentivo para diversas outras mulheres. 

Referências:

https://andrebona.com.br/voce-sabe-quem-foi-geraldine-weiss/

https://maisretorno.com/blog/termos/g/geraldine-weiss

https://en.wikipedia.org/wiki/Geraldine_Weiss


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *