Além de primeira trader mulher a se tornar sócia em toda história do Goldman Sachs, Jacki Zehner foi também a primeira presidente da organização Women Moving Millions – comunidade onde mulheres investem em outras mulheres. A sua história no mercado financeiro teve início logo após a sua formatura em Finanças na University of British Columbia. Foi a primeira aluna da graduação de sua universidade a ser contratada pelo Goldman, onde entrou como analista no departamento de renda fixa e dois anos depois se tornou trader desses títulos.
Jacki sempre estranhou a falta de mulheres na área financeira, principalmente nas mesas de operações, mas foi somente alcançando a diretoria em 1996 que pôde trabalhar efetivamente pela inclusão e liderança feminina nesse mercado. Neste período divisor de águas em sua vida, Jacki conta que recrutou e mentorou diversas mulheres, principalmente traders. O caminho para se tornar sócia não foi muito fácil. A conversa que tempos depois a promoveria partiu de um pedido de demissão, como compartilha em seu Linkedin. Dessa experiência Jacki tirou algumas lições, dentre elas talvez a mais importante seja: “Ao fazer um bom trabalho, você ganha o direito de ter suas aspirações escutadas e apoiadas. Faça sua parte para comunicá-las.”
Após 14 anos de experiência em um dos maiores bancos de investimentos do mundo e ainda sem respostas para um mercado tão desigual, Jacki saiu do Goldman em busca dessas razões, mas não as encontrou. Ao invés disso, passou a promover ativamente investimentos em projetos e empresas de liderança feminina, que além fazer dinheiro, também estejam dispostas a fazer a diferença. Em 2012, se tornou a primeira presidente da Women Moving Millions, uma rede de filantropia dedicada a movimentar bilhões de dólares para auxiliar o desenvolvimento de mulheres e garotas em todo mundo.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/jacki-zehner/
TEDxWomen 2012: https://www.youtube.com/watch?v=SgiG1HHPx2s
Women Moving Millions (WMM): https://womenmovingmillions.org/about/
Outras fontes: