Produtos de renda fixa são caracterizados por mostrarem com antecedência o quanto irão render ou em qual taxa irão se basear e render no futuro. Seu rendimento pode ser dado de 3 modos:
Prefixado: através de uma taxa determinada no dia de compra, que continuará até o dia de vencimento do título. Exemplo: Comprei um título de 12,7% ao ano. Ou seja, este título irá me render 12,7% ao ano até o vencimento dele, independentemente das condições de mercado entre essas datas. No caso de títulos que possam ser vendidos no meio do caminho entre a sua compra e o seu vencimento (que possuam liquidação diária), a mudança na taxa de juros ofertada no mercado irá impactar o valor deste título, fazendo com que o investidor possa ganhar mais ou menos do que o que foi acordado previamente.
Pós fixado: título com rendimento caracterizado como alguma % sobre a taxa de juros DI over ou Selic over, rendendo uma parcela destas taxas até o vencimento, fazendo com que o investidor só saiba o quanto realmente ganhou no seu investimento no final do período.
Híbridos: são títulos que rendem uma parcela prefixada e outra pós fixada. Temos como exemplo mais comum os títulos públicos federais “IPCA+”, que pagam o IPCA (taxa de inflação oficial do país) + uma parcela prefixada. Caem no mesmo caso dos títulos prefixados quando possuem liquidação diária, pois dependem do quanto o mercado está oferecendo na compra e venda deles, podendo gerar mais ou menos ganho no período.
Os títulos de renda fixa que possuem os tipos de rendimento já apresentados podem ser classificados em relação ao seu tipo de emissão (quem os emite), e são divididos em dois grupos.
Títulos Públicos Federais (TPFs): são títulos emitidos pelo Tesouro Nacional para pagamento de projetos, construções e outros gastos federais. Todos os TPFs são negociados pelo Tesouro e possuem liquidação diária, tem seu preço divulgado das 9:30 até as 18:00, podendo sofrer alterações intradiárias de acordo com a conjuntura de mercado.
Títulos privados: emitidos por bancos e empresas que desejam financiamento baseado em taxa de juros apresentada no mercado financeiro, podem ter características variadas e podem ser utilizados tanto para financiamento de capital de giro das empresas (Commercial Papers) como investimentos de médio longo prazo (Debêntures).